Uma visão sobre o desenvolvimento de Jogos.

(Desenvolvimento de jogos)
     Tem muita gente que gosta de vídeo game, mas poucos tem o conhecimento de qual é o trabalho para ser produzir um jogo seja ele pequeno, médio ou grande porte. Se você gosta de jogar e tem a ideia de um dia trabalhar com games, está é uma boa oportunidade para saber o que vai estar enfrentando, mas se sua praia for só jogar mesmo vale a pena conferir também.
      Não entrarei em detalhes sobre partes técnicas, mas citarei os processos principais que aparecem na produção de um jogo, é importante citar também que a produção de cada jogo é própria, não tendo uma regra especifica para o seu desenvolvimento.




(Ideias para um jogo)
     O primeiro a se ter é uma ideia, pois é ela que dará origem a todo a história do jogo. Com o enrendo do jogo pronto já é possível saber qual será a ambientação do jogo, personagens e etc. A partir deste enredo também já se pode identificar qual será o gênero, tecnologia, músicas, gráficos que o game pode receber ao longo de sua produção.




(Ubsoft grande investidora em novas jogos)
     Está é uma parte que muitos produtores de pequeno porte acabam tendo que passar, pois para ser produzir um jogo precisa-se de dinheiro, é isso mesmo criar um jogo não é só sentar na frente do computador como muitos imaginam, necessita de muito muito dinheiro. Para se ter uma noção jogos como GTA V que até o momento que estou escrevendo, está para ser lançado, e vai custar a Rockstar aproximadamente 290 milhões.
     Nesta parte é necessário vários croquis, protótipos e todo tipo de informação que possa convencer os patrocinadores. Grande empresas como a Ubsoft e Capcom costumam fazer este tipos de investimentos.




     Vou citar também quanto tempo se leva para uma produção de um jogo estar pronta, muitos jogos levam cerca de 2 a 3 anos para ficarem prontos, em caso de jogos menores se leva menos tempo de 6 meses a 1 ano. Também é necessário muitas pessoas para realizar todas as tarefas, em Resident Evil 6 para ser ter uma ideia trabalharam cerca de 150 profissionais.




(Esboço de um cenário de jogo)
     Aqui e feita toda a estruturação do jogo, desenhos, storyboards, escolha ou criação da engine na qual o jogo será produzido, está engine é um software no qual se adiciona todos os cenários, cria-se simulações, personagens e etc. Nesta etapa entra diversos tipos de profissionais como Programadores para desenvolverem os programas que sejam necessários, Ilustradores e Designers que criam e dão forma aos personagens e cenários, tanto no papel quando no computador.
     São necessários profissionais conhecidos como Level Designers para estruturar as fases, pensar em que como o jogo se passará em cada local, como o jogador vai interagir com o personagem, em jogos como o Call of Duty são necessários profissionais que entendam de combates e armas e este tipo de situação varia em cada jogo.
     Também dentro da produção tem de se pensar na parte sonora do jogo, que na minha opinião é uma etapa que tem grande importância, pois ela que da vida e emoção ao jogo. Em jogos como God of War se tem uma produção sonora muito bem feita, sendo utilizada  até uma orquestra para a criação das músicas.
     Uma das ultimas etapas e a fase de teste de tudo já produzido, também é sempre feito testes betas como vários jogadores, os quais jogam afim de descobrirem falhas dentro do jogo.




(Publicidade de Resident Evil 6)
     Está é uma etapa que é fortemente aplicada ao fim de todo o processo, com intuito de promover o jogo e criar consumidores, mas esta etapa aparece também durante toda a produção do jogo, em pequenos teasers, trailers, imagens e informações que vão sendo passadas aos jogadores, criando assim uma expectativa a cerca do jogo.

      E é isso espero que tudo que viram acima tenha dado as vocês uma perspectiva do tanto de trabalho que se tem para a produção de um jogo.


The Author

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu sem ultrices, porttitor mi eu, euismod ante. Maecenas vitae velit dignissim velit rutrum gravida sit amet eget risus. Donec sit amet mollis nisi, nec commodo est.

Nenhum comentário:

Postar um comentário